Você está aqui: Página Inicial / Livros / Gestão e Educação Ambiental - Água, Biodiversidade e Cultura - Volume 3

Gestão e Educação Ambiental - Água, Biodiversidade e Cultura - Volume 3

Descrição A elaboração do Livro Gestão e Educação Ambiental. Água, Biodiversidade e Cultura, Volume III, representa uma estratégia fundamental para reunir e divulgar a abrangência da pesquisa desenvolvida por docentes & discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) da UNEMAT, permeado pela multidisciplinaridade e apoiado na temática ¿ Água, Biodiversidade E Cultura, relacionada aos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal que compõem o espaço geográfico do Estado de Mato Grosso, onde desenvolvimento sócio-econômico vem há muito tempo desenhando novas unidades da paisagem. A referida obra pretende, como um dos principais desafios, a estruturação das bases da pesquisa para fortalecimento da capacitação institucional. Representa, em síntese, uma estratégia para demonstrar os benefícios do PROCAD Amazônia, na perspectiva de consolidar a parceria entre UNEMAT x UFSCar, possibilitando condições efetivas de uma infra-estrutura de pessoal e de pesquisa, direcionadas ao incremento da pós-graduação regional.
Gestão e Educação Ambiental - Água, Biodiversidade e Cultura - Volume 3

Livro: Gestão e Educação Ambiental - Água, Biodiversidade e Cultura - Volume 3

Especificações

 
353 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-196-5 - 2010

Sumário
Prefácio IX
Apresentação XI
Introdução XIII

Características Ambientais da Bacia Hidrográfica do Córrego
Piraputangas (Rio Paraguai, Cáceres, MT) 1
Célia Alves de Souza; Leila Nalis Paiva da Silva; Juberto Babilônia de Souza & Maria Aparecida Pierangeli

Uso e Ocupação do Solo de Bacias Hidrográficas e Sua
Influência nos Atributos do Solo 31
Mairo Fabio Camargo & Cassiano Garcia Roque

Relações entre Qualidade da Água e Uso do Solo da Sub-bacia
Hidrográfica do Córrego André (Mirassol d¿Oeste, MT) 42
Rosália Valençoela Gomes Barros & Célia Alves de Souza

Evolução das Margens e Transporte de Sedimentos no Rio Paraguai
entre a Foz do Rio Sepotuba e a Foz do Rio Cabaçal 62
Laura Aparecida de Arruda Justiniano & Célia Alves de Souza

Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos da
Cidade de Cáceres, MT 90
Arleme Janissara Alcântara da Silva & Maria Aparecida Pereira Pierangeli

Diversidade Beta de Baetidae (Ephemeroptera) em Córregos da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaíba (MT) 109
Hilton Marcelo de Lima Souza, Leandro Juen & Helena Soares Ramos Cabette

Os Olhares da População Araputanguense Sobre a Sub-Bacia
Hidrográfica do Córrego das Pitas 124
Leila Nalis Paiva da Silva Andrade & Célia Alves de Souza

Conhecimento Ecológico e Uso Social da Paisagem por Comunidades
Tradicionais do Pantanal 149
Carolina Joana da Silva & Yara Nogueira Galdino

Identificação de Lugares e Serviços Ecossistêmicos do Pantanal
pelo Olhar de uma Comunidade Tradicional Ribeirinha 164
Cristiane Lima Façanha & Carolina Joana da Silva

O Vôo da Anhuma: Uma Ave Simbólica do Território Pantaneiro 176
Ruth Albernaz-Silveira, Carolina Joana Silva & Pedro da Silva Nogueira

O Pantanal na Tela: Uma Análise do Conteúdo Ambiental na
Mídia Televisiva 184
Danielle Tavares Teixeira & Carolina Joana da Silva

Educação Ambiental na Escola: Caso de Estudo: Escola Estadual
Frei Ambrósio (Cáceres, MT, Brasil) 206
Lilian Machado Marques & Germano Guarim Neto

Memórias do Mosaico Intercultural: Contextualizando Espaços de
Educação Ambiental 224
Sandra Maria Silva de Lima & Elias Renato da Silva Januário

Práticas Culturais e a Vida Cotidiana do Povo Indígena Chiquitano 241
Hébia Tiago de Paula Monteiro & Elias Renato da Silva Januário

Os Marcadores de Tempo Indígenas e o Saber Ambiental 268
João Severino Filho & Elias Renato da Silva Januário

Educação Ambiental e Ritual da Tatuagem do Povo Indígena Ikpeng
(Parque Indígena do Xingu, MT, Brasil) 307
Korotowi Taffarel & Elias Renato da Silva Januário