O Cenário da Pesquisa no Diálogo Ecológico-Educativo
Descrição
Esta obra se apresenta como uma tentativa de reflexões e propostas, diante do desafio das atividades de investigação ecológica no âmbito de Unidades de Gerenciamento da Paisagem. Com alguns dos resultados práticos até então obtidos, pretende-se integrar as diversas vertentes entre a Educação Ambiental e a Gestão de Unidades de Gerenciamento da Paisagem.
Ressalta como tema principal seus objetivos e Planos de Manejo na perspectiva paradigmática da educação ¿para o ambiente¿ em relação aos diversos grupos sociais que interagem com as Unidades de Gerenciamento da Paisagem.
O texto propõe ainda uma abordagem para a dinamização das atividades em Educação Ambiental nas Unidades de Conservação. Uma abordagem alternativa para a forma pela qual essas áreas legalmente protegidas vêm sendo utilizadas sob a abordagem da Educação Ambiental.
Livro: O Cenário da Pesquisa no Diálogo Ecológico-Educativo

Sumário: Narrativas que Constroem a Nação v
Prólogo - Roteiro de Pesquisa ix
Capítulo I - Epistemologia Ecológico-Educativa 1
Capítulo II -Breve Passeio Histórico do Ecologismo 9
Capítulo III - A Gestão de Unidades de Gerenciamento da Paisagem na Práxis da Educação Ambiental 19
Capítulo IV - Unidades de Conservação e Educação Ambiental 29
Capítulo V - A Problemática da Educação Ambiental em Unidades de Conservação 35
Capítulo VI - A Práxis da Educação Ambiental Junto à Estação Ecológica de Jataí 41
Capítulo VII - Funções Ambientais e Capital Natural da Estação Ecológica de Jataí 79
Capítulo VIII - Unidades de Conservação: Conservação x Uso 93
Capítulo IX - As Consequências Negativas do Equívoco 101
Epílogo 105
Referências 111
|
|
Especificações |
|
126 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-149-1 - 2009 |